Shameless continua nos apresentando melhor os seus personagens e segue com a fórmula “caso da semana”, que vai funcionando muito bem até agora. Em “Casey Casden” isso tudo se encontra tão bem construído a ponto do episódio conseguir nos trazer uma história simples e empolgante com base em personagens não muito importantes.
Para mim, os principais são Frank, Fiona, Steve, Lip, Ian e Debbie. Sem discussão.
Frank não teve muito destaque nesse episódio, mas ainda assim apareceu bastante. Distribuiu muffins – feitos por Sheila de forma compulsiva – para a vizinhança inteira, ficou falando sozinho durante grande parte das cenas em que apareceu, fez refeições com Eddie (o ex-marido de Sheila) sem ao menos se sentir incomodado e até conversou sobre dores e remédios com o cara. Entre tantos defeitos apresentados até agora, ele soma um ponto positivo: teve vergonha na cara o suficiente para desviar os olhares de Karen e não fazer nada estúpido com a menina.
Lip e Ian apareceram meio de canto, tendo problemas com o aquecedor. Fiona e Steve não fizeram falta como casal, eu prefiro que cada um aja por contra própria. São legais juntos, mas não vejo outra forma dos roteiristas construírem um arco os envolvendo, sem esse arco cair no romance e sexo ou num lance de paternidade e maternidade, pois, como foi mostrado no episódio, Steve se preocupa com Deb, e Fiona, nem precisa comentar né – é uma mãe leoa.
Uma ótima sequência de Casey Casden foi a das duas mulheres dando em cima de Kev no bar. Pelo que parece, ele é um namorado fiel, recusou um ménage e mentiu para as moças dizendo que ia se casar. A mentirinha não seria um problema, se Frank não tivesse escutado e anunciado a todos do bar que Kev realmente ia se casar com Veronica. O rapaz não teve outra opção, senão pedi-la em casamento.
Eles combinam muito, são perfeitos um para o outro e têm uma química impressionante. Quem aí conseguiria ver os dois separados? Eu não consigo é ver Veronica noiva. Tenho a impressão de que ela não parece ser o tipo de mulher que gostaria de se comprometer, mas para a minha surpresa ela aceita o pedido com muita empolgação. O que ela não faz idéia é de que Kev já é casado. Aposto que isso ainda vai render muitos bons momentos.
Carol: E eu ali, bebendo preocupada com o garoto desaparecido. Quem liga pra isso agora? Minha filha vai se casar!
Bom, eis o garoto desaparecido: Casey Casden. O título que facilmente poderia ser substituído por “Debbie Gallagher”, pois essa sim foi a estrela do episódio. Roubar um menino e vestir de menina, quem em sã consciência faz isso? A pequena Deb tem sérios problemas, concordo com Steve sobre a idéia de uma terapia ou algo do tipo. A ausência de Frank como pai e a falta de atenção a deixam mais vulnerável, fazem com que ela se apegue mais facilmente às pessoas, como aconteceu com a tia Ginger. A cena em que Steve a presenteia com uma boneca é uma das mais comoventes já vistas em Shameless. A felicidade que ela demonstra ao pegar o brinquedo e o nome que ela dá a ele nos deixam com tanta pena a ponto de questionar sua sanidade.
A história sobre o desaparecimento da criança durou praticamente todo o episódio, e o plano para devolvê-la aos pais foi o grande destaque dele. Um esquema brilhante bolado pelo gênio maconheiro Lip com a ajuda do irmão assassino de bonecos e gatos Carl.
No fim de tudo, Nurse Debbie entrega a criança, o plano todo se concretiza e ela, ainda por cima, ganha dinheiro. Deb pode ser filha de Frank, mas o egoísmo do pai ela, com certeza, não herdou. Toda a quantia que recebeu usou para comprar o aquecedor novo que a família tanto precisava.
Acima de qualquer situação estranha, engraçada ou bizarra mostrada no episódio, o mérito de todo esse Casey Casden fica no seu último minuto. Deb acorda toda descabelada e diz à família que não dormiu nada à noite, porque, segundo ela, a boneca que ganhou de Steve passou a noite inteira com diarréia. Shameless é uma série adorável com personagens adoráveis ou não é?
Download do episódio aqui
Download das músicas do episódio aqui
Com certeza, shameless é uma ótima série!
ResponderExcluir