quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Episódio 01x03 "Aunt Ginger" - Review

A minha opinião inteira sobre esse episódio pode ser resumida em três palavras: estou sem palavras! Mesmo assim, vou tentar fazer uma review sem muito apelo e que fique equilibrada. Só para recordar: os elogios do texto não são fruto do meu fanatismo, a origem deles, vem dos episódios maravilhosos que a série nos apresentou até agora.

‘Aunt Ginger’ foi fantástico! Desde que vi, fico revendo as cenas a procura de algum defeito para apontar aqui na review, qualquer coisa que deixe claro a vocês que Shameless é uma série ótima, mas comete erros igual todas as outras. Só que esses três episódios foram impecáveis, não consigo achar partes fracas em nenhum deles, muito menos neste terceiro.
Elogios a parte agora vamos à história. Logo no início presenciamos que fim levou o encontro de Fiona com o policial e mais adiante descobrimos que ele era virgem. Steve continua tentando se reaproximar de Fiona, mas só no final do episódio ela resolve dar uma nova chance ao cara (ao que parece).
Achei essa trama a mais morna de ‘Aunt Ginger’, mas isso não significa que não souberam aproveitá-la para render bons momentos. Os comentários de Kev, por exemplo, foram demais. Aliás, todas as participações de Kev foram engraçadas, ele apareceu de canto em muitas cenas e mesmo assim não deixou de chamar atenção. Exatamente como Carl, derretendo bonecos de formas inusitadas e inteligentes.
Kev: Não! Ei, destruidor, é a minha torradeira!
Carl: Estou tentando fazer homem derretido.
Kev: É, use um maçarico, como uma criança normal.
Frank ainda é o mesmo, e as situações do qual ele faz parte estão sendo cada vez mais bem exploradas. Continua a estar nem ai para os filhos – é só olhar a cena onde ele passa pela parede e está escrito “Ian Gallagher is a dead man” -, rouba comida de sua própria família, faz graçinha com Lip se passando por pai da Karen e segue morando com Sheila. Que pena eu tenho dessa mulher. Mas não, não é porque ela mora com Frank, é por causa da sua doença. A cena em que ela sai de casa, além de ter sido engraçada foi angustiante e perturbadora, sua filha acostumada a lidar com a situação foi comovente. Eu já gostava dela e de Lip como casal. Depois de descobrir que eles têm um relacionamento aberto, gosto mais ainda. Lip é meu personagem preferido pelo tipo de relação que ele tem com cada pessoa. Esse namoro com Karen é um exemplo: aberto, sem nada superficial e com carinho. Seu relacionamento com Ian é outro exemplo, ele chega a tomar uma surra pelo irmão e ainda o apóia nas horas mais difíceis.
Ian, por sua vez, teve grande destaque no episódio. Foi – nas próprias palavras dele – estuprado por Mandy e perseguido pelo irmão da menina e seus amigos. Para deixar de ser alvo destes, revelou sua opção sexual a ela, que compreendeu na mesma hora. No fim das contas Ian e Mandy se tornaram bons amigos.
Mickey: O problema é que Ian tem nos evitado e alguém tem que apanhar até o encontrarmos.
Lip: Podia fazer uma exceção.
Mickey: Acho que não…
Lip: Talvez Mandy esteja confundindo Ian com um dos 400 caras do 1º ano que ela já chupou.
Retomando ao assunto de Frank ser um completo traste, eis que surge mais um exemplo: ele desconta cheques de pensão que pertencem a um parente já morto há 12 anos. O nome desse parente? Tia Ginger.
A forma que a velhinha morreu, a descoberta de onde está enterrada, a pessoa escolhida por Frank para atuar como a tia Ginger que mora com eles atualmente e a seleção de outra tia Ginger no asilo foram as melhores cenas do episódio. O jeito com que a pequena Deb se apegou a sua falsa tia Ginger foi de cortar o coração. Pior ainda foi ver a despedida das duas. Até os mais fortes devem ter ficado com um nó na garganta.
Debbie: Quem está morta?
Frank: Tia Ginger
Debbie: Nããão!
Lip: Debs, você nunca a conheceu.
Debbie: E agora nunca vou conhecer!
Chegando ao fim de mais um capítulo do dia a dia dos Gallagher, somos surpreendidos por Tia Ginger na televisão e pela reação de Fiona abandonando o jantar com o policial e sua mãe. O gancho deixado para o próximo episódio é bastante previsível e o seu desfecho provavelmente será satisfatório. Pergunto a vocês: Quem ai prefere ver Fiona e Tony ao invés de Fiona e Steve?
Download do episódio aqui
Download das músicas do episódio aqui
Review do episódio anterior aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário