quarta-feira, 16 de março de 2011

Episódio 01x09 "But at Last Came a Knock" - Review

Desde o começo, Shameless vem mostrando que tem uma capacidade enorme de fazer episódio engraçados. Para mim, a comédia sempre foi o grande atrativo e o drama era só um adicional, os “casos da semana” eram muito bem vindos e apenas em alguns aspectos deixavam a desejar. Todas as tramas que vinham se desenvolvendo no decorrer da temporada chegaram parcialmente ao fim neste magnífico episódio, onde tudo explodiu, culminou, foi ao ápice, chegou ao limite, mas nada recebeu um ponto final. O drama tomou conta, a comédia ficou de lado, acanhada, mas ainda assim apareceu. Um “caso da semana” extremamente equilibrado, ligado a mitologia da série não podia dar em outra, o resultado? O melhor episódio de Shameless até então - e um dos melhores que já vi na vida.

Se eu tenho qualquer crítica a fazer sobre But at Last Came a Knock, é de que as tramas não foram tão bem equilibradas. Ian e Kash, Lip e Karen e Ethel e seu filho, foram algumas que iniciaram neste episódio e ficaram meio de lado. Todas tiveram a merecida atenção até a metade, só que após, a história inteira ficou virada para Monica e Frank. Não que isso seja algo ruim, porque depois que o trem ficou a todo vapor, não tinha motivo para parar.
Debbie: Você está fodendo o namorado da minha irmã?
Debbie roubou a cena desde o começo. As frases e os diálogos foram excepcionais, engraçados e a maioria deles, serviam para mostrar que Deb é uma personagem muito madura. No episódio anterior, a menina estava preocupada com a relação de Fiona e Steve, neste, ela seduz um menininho na biblioteca, consegue um endereço, vai até o lugar e descobre que Steve anda frequentando o lar de sua querida e rica mamãe. O mais legal de tudo, foi vê-lo comprar presentes a Debbie para ela ficar de bico fechado e não contar nada a Fiona sobre a casa que ele comprou para os dois morarem juntos.
Debbie: Você é sortuda. Você tem um bebê.
Ethel: Quantos anos você tem?
Debbie: Dez anos.
Ethel: Mais dois anos e estará pronta para começar a tentar.
Ethel rezou, limpou, rezou, limpou e limpou. Coitadinha, novamente parecia uma escrava, mas eu fiquei tão feliz vendo-a segurar seu filho. Quero ver como vai ser o desenrolar dessa história, vou torcer para que ela consiga a guarda do pequeno Jonah e que Veronica e Kev fiquem com mais uma criança em casa.
Relações de mãe e filho, casamento e namoro de lado, ai vai a que eu mais gosto: a da amizade com benefícios. Deixo bem claro, Lip é meu personagem preferido por causa de seu relacionamento com Karen, mas ao que parece, as coisas estão ficando mais sérias. Eu fico triste só de pensar nos dois namorando, pois são perfeitos do jeito que estão. Espero que essa história de show fique por ai, que Lip compre as entradas para ela e só. Ele pode ter conseguido um emprego, mas não quero vê-lo gastar seu dinheiro comprando ursinhos, colares e bombons para Karen.
A segunda melhor trama do episódio foi a de Ian. O menino pede a ajuda de Mickey para acabar com suas frustrações com relação a sua família, e os dois resolvem transar no mercadinho de Kash. Foi tenso de mais ver o cara chegando todo feliz, dizendo que havia conseguido engravidar Linda, pegando os adolescentes com a boca na botija. Pior do que isso foi ele atirando em Mickey. O desfecho dessa história merece ir para o season finale.
Sem dúvida alguma, a trama medalha de ouro é a de Monica.
Mais uma vez num esquema envolvendo dinheiro, Frank – com a brilhante ajuda de Sheila - põe em prática um plano para atrair sua ex-mulher, Monica, de volta a cidade. O plano dá certo, mas a grana não chega a seus bolsos e depois de por tudo que é ressentimento para fora, Monica acaba descobrindo que aquele golpe não teve boas intenções.
Monica: Isso foi um truque sujo. Até para você, Frank. Eu botei meu coração naquele ursinho.
Frank: Oh, pobre Monica. E os seus filhos? Lembra? As seis crianças? A mais nova tinha só dois meses antes de você fugir. Acabou com esse Shrek aí.
Do mesmo jeito que todos ficaram tristes ao ver Frank com Karen em Killer Carl, todos ficaram tristes ao ver Monica de volta em But at Last Came a Knock. Eu nunca esperei ver os Gallagher assim, até porque, desde o começo da série, é tudo retratado de forma cômica - Frank sendo um vagabundo e Monica sendo uma mãe desnaturada. Parando para pensar, Frank pode ter todos os defeitos do mundo, mas nunca abandonou seus filhos, Monica por outro lado, fez o contrário, e no seu regresso trouxe sua nova companheira: Roberta.
Para mim o episódio ficou realmente sério quando Debbie passou reto pela mãe, negando o seu abraço. Isso demonstrou que a menina tem muito ressentimento com relação a ela. Os outros filhos sentem exatamente a mesma coisa, inclusive Fiona, que numa atuação EXCPECIONAL demonstrou que ainda precisa de uma mãe.
O ponto alto de todas as brigas foi Roberta anunciando que ela e Monica iriam adotar Liam. Aquilo foi a gota d’água. Frank mostrou que ainda pode ser mais insensível do que já é e Fiona depois de esbanjar seus sentimentos para fora, anuncia que não vai mais cuidar dos irmãos. A atuação da atriz me deixou com a boca aberta e o coração partido. E emoção da cena mais tocante de Shameless foi transmitida com 100% de eficiência ao telespectador.
Monica: Roberta e eu queremos começar nossa família.
Fiona: O que acha de terminar esta primeiro?
Sem cenas engraçadas no final, esse episódio acabou e me deixou com um sentimento de vazio, como se nada que eu assistisse depois fosse valer tanto a pena. But at Last Came a Knock definiu perfeitamente o estilo de como uma dramédia deve ser. Palmas de pé para Shameless.


Download do episódio aqui
Download das músicas do episódio aqui
Review do episódio anterior aqui

2 comentários:

  1. Eu não teria palavras para definir melhor esse episodio, realmente a sensação de vazio no final do episodio foi enorme, só passou quando veio o episodio seguinte.
    A Emmy também arrasou na atuação, mostrando que é uma atriz maravilhosa e que está agarrando essa oportunidade com todas as forças

    ResponderExcluir
  2. @mionelefayblog

    Eu sinto exatamente a mesma coisa com relação a Emmy,parece mesmo que ela está agarrando a oportunidade com todas as forças.
    Entre todos os personagens da série eu prefiro Lip, mas entre todos so atores, eu fico com a Emmy.

    ResponderExcluir